Brasileiro inventa máquina de coca-cola que aceita pagamentos em bitcoin

Máquinas de refrigerante não são nenhuma novidade no mercado. Embora não faça muito tempo que elas passaram a aceitar cartão de crédito, elas já existem há décadas para nos fazer cair em tentação e comprar um guaraná esperando o próximo coletivo. Mas a evolução tecnológica criou uma nova necessidade, a de máquinas que aceitem pagamentos em bitcoin.

Mostrando mais uma vez pro mundo que os brasileiros podem sim fazer coisas incríveis quando focam seus esforços nisso, o empresário Ricardo Reis decidiu que era hora de começar a introduzir as maravilhas do blockchain para o grande público e inventou uma máquina da coca-cola que aceita pagamentos em bitcoin.

Para ressaltar as possibilidades das novas tecnologias, o brasileiro desenvolveu um protótipo completo que funciona sob a plataforma da Lightning Network. Um sistema de blockchain integrado que trabalha como um mediador entre o consumidor e o blockchain das criptomoedas.

O Lightning Network se propõe à realizar as transações necessárias dos pagamentos em bitcoin e armazenar em uma espécie de cache que depois é liberado de uma vez só no blockchain público quando o procedimento é encerrado. Como a plataforma que guarda os registros do bitcoin tem uma capacidade um tanto limitada, isso serve para poupar tempo e agilizar o processo, cobrando um valor quase inexistente pelo procedimento.

Além de montar a estrutura e selecionar equipamentos que dêem conta do recado, Reis ainda executou a programação que comanda toda a transação de compra.

Ao CCN ele explicou da seguinte forma:

“No BTCPAY eu crio a fatura, depois gero um QR code da Lightning Network para pagamento. Então eu configuro uma URL de retorno (notification.php), que é o destino que o BTCPAY informará quando um pedido de compra tiver alguma alteração, funcionando como o recibo de pagamento.”

Os usuários da máquina só precisam acessar suas carteiras de bitcoin através do celular e utilizar a câmera para realizar um escaneamento do código na tela, feito isso a cobrança será questionada, depois que o procedimento é aceito, leva poucos segundos para que o copo de coca-cola comece a ser cheio.

No vídeo abaixo fica fácil entender como são os pagamentos em bitcoin:

Fonte:
CCN

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.
Igor Seco

Igor Seco Autor

Comentários