Blockchain tem o poder para acabar com corrupção no setor de construção civil, diz CEO

Andrew Anagnost, CEO da Autodesk, reforçou recentemente a sua crença no blockchain como a ferramenta apta a melhorar a sociedade global em diversos pontos.

Em uma conferência realizada este ano para a Autodesk University, Andrew citou casos recentes de corrupção e disse acreditar que o blockchain poderia ser uma ferramenta capaz de anular desvios de conduta na construção civil e ainda aperfeiçoar as relações para criar mais confiança no setor.

PhD em engenharia aeroespacial, o CEO afirmou que a Autodesk, uma empresa especializada em softwares para a construção civil, arquitetura, engenharia e entretenimento, já está trabalhando internamente com blockchain, no que se refere a organização de dados e otimização de processos.

Blockchain e a corrupção na construção civil

A industria da construção civil vive um momento de pura desconfiança entre os seus participantes. Casos e mais casos de corrupção pelo mundo inteiro causaram um desconforto que torna muito mais difíceis as negociatas.

Nas palavras de Andrew “A corrupção na indústria da construção não é incomum. Quando as pessoas pagam centenas de milhões de dólares em grandes projetos, alguma coisa de errada sempre está acontecendo. Sempre há alguém perdendo recursos ou dinheiro de alguma forma inapropriada.”

Neste cenário é preciso encontrar opções para que a confiança se restabeleça e ela se torne a base de novas negociações, tanto na iniciativa privada, quanto na pública.

O maior problema é fazer as pessoas mal intencionadas, que agem de forma a não deixar um registro claro para as transações, que não existirá mais essa opção. Ou você usa o blockchain para emitir os contratos, ou não haverá negócio.

Ferramentas que auxiliam na fiscalização criando formas rápidas e seguras de auditoria, como o blockchain aliado à inteligência artificial, devem ser alvo de investimento da industria e dos governos nos próximos anos.

Onde já se usa o blockchain?

Empresas de diversos ramos já tem parcerias com corporações como a IBM, além do que, países como a Austrália, os Estados Unidos e o Japão já estão buscando maneiras de introduzir as tecnologias modernas já na base do seu sistema de gestão.

Mais recentemente, o BNDES convocou um fórum de debate para levantar formas de integrar-las também ao governo brasileiro.

Dessa forma é possível melhorar a relação entre as instituições públicas, usando o blockchain para criar um sistema que facilite o compartilhamento de dados e documentos oficiais.

Fonte:
AFR
Cointelegraph

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.
Igor Seco

Igor Seco Autor

Comentários