Como o Blockchain nas empresas pode agir?

A tecnologia Blockchain surgiu no cenário dos negócios e acompanhada por uma quantidade significativas de publicidade. Com isso, esperou-se que elas interrompessem os setores existentes e levassem à criação de novas empresas. Isso realmente pode acontecer, mas só com Blockchain nas empresas.

Sem ela, no caso, empresas correm o risco de fazer grandes investimentos que não vão gerar valor significativo. Contudo, um planejamento bem elaborado e cuidadoso usando o Blockchain nas empresas pode gerar vantagens sobre empresas rivais.

Isso pode ser feito através do fornecimento de uma base para aplicativos poderosos que vão simplificar as operações principais. As tecnologias de contabilidade distribuída podem reduzir os custos de transação. E tornar a propriedade intelectual e pagamentos mais transparentes e automatizados.

Mas antes de entrar na onda do mercado, é preciso primeiro entender quais são os problemas específicos que podem ser resolvidos com o Blockchain nas empresas. E para quem.

Leia também: “O futuro da tecnologia Blockchain é substituir a existente”, diz CIO do JP Morgan

O poder de uma ledger

Por mais que não pareça, os primeiros ledgers contábeis datam de 5.000 a 10.000 anos, na Mesopotâmia. Naquele período, fichas de argila e tábuas de pedra eram usadas como marcadores de transação. Elas eram centralizadas como registros que ajudavam pessoas a acompanhar o preço da cevada e os compradores, por exemplo.

Ao passar do tempo, esses registros formaram a base do desenvolvimento e da atividade econômica em larga escala. E isso permitia ver quem era ou não confiável.

Atualmente, esses livros de pedra foram substituídos pela tecnologia do Blockchain. E o que torna essa tecnologia tão poderosa é o sua distribuição e o digital. Como transações ocorrem entre partes, as cópias digitais distribuídas da contabilidade são instantânea e simultaneamente atualizadas.

Essa natureza descentralizada significa que as partes podem se interagir com mais facilidade.

Problemas que o Blockchain nas empresas pode resolver

Após a criação de uma Blockchain, as organizações precisam definir o problema específico que vão tentar resolver. Precisa ser determinado quais transações ou interações a tecnologia deve capturar.

É preciso tomar a tarefa de verificar as credenciais educacionais ou de emprego de alguém. Um problema frequentemente enfrentado pelos empregadores é que qualquer um pode reivindicar um perfil ou currículo. O Blockchain poderia verificar automaticamente as credenciais de um indivíduo para terceiros.

Um dos fatores que podem ser resolvidos pela tecnologia é o pagamento por contribuições para propriedade intelectual. Um exemplo, indústrias de jogos oferecem uma janela útil sobre o que é possível quando você define um problema que pessoas enfrentam.

Neste caso, as partes interessadas em construir um Blockchain para resolver os problemas são as pessoas que contribuíram com a criatividade e inteligência de criação. E o problema era a maneira como royalties e direitos eram gerenciados.

Nisso, o Blockchain mudou como as empresas de mídia e entretenimento competem. O desenvolvimento de videogames envolve empresas de produção e editoras de jogos, empresas de desenvolvimento, fabricantes, escritores, dubladores e assim por diante.

O desenvolvimento do game GTA V envolveu mais de mil pessoas de centenas de empresas e sub-entidades. Nessa situação, empresas confiam em acordos idiossincráticos e pagamentos complexos para compensar todos. O uso de royalties complicou ainda mais a situação. E pagamentos levaram até meses para serem realizados.

Eficiência e transparência 

Esses são dois fatores muito discutidos aqui no Portal do Blockchain. A capacidade de rastrear proveniência pode reduzir a quantidade de ineficiência e falta de clareza nas cadeias de suprimentos.

Portanto, um livro-razão vai ampliar essa vantagem registrando as origens de matéria-prima e produtos. Isso permite a rotulagem do consumidor mais transparente e garante repostas sobre sustentabilidade e da maneira mais oportuna e detalhada. O Walmart é o principal exemplo sobre esse uso.

O tempo de rastreamento também é outro problema que pode ser resolvido. O que antes eram seis dias, passou a ser dois segundos. E isso também ajuda a resolver os problemas relacionados à segurança alimentar, documentos alfandegários e regulamentares. Além dos pagamentos automatizados.

Ao todo, empresas de logística e entrega estão ativamente usando a tecnologia para que possam atender melhor seus clientes comerciais. E consumidores.

Leia também: Como o Blockchain pode proteger nossa privacidade

FONTE

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Comentários