Como Blockchain 101 pode ser implementado nas empresas

O Blockchain 101 é uma das novas tecnologias que fazem parte da nova geração. Construído sobre um sistema de livros distribuídos, com o objetivo de aumentar a transparência por meio da descentralização. Mas como o Blockchain 101 pode ser implementado na sua empresa?

Transparência 

Cuidar de uma empresa requer manter dados dos funcionários em uma rede. Mas, com uma rede descentralizada como o Blockchain 101, significa que todas as partes contratantes também terão acessos a esses dados.

Dentro de organizações maiores ou em governos, esses dados geralmente são distribuídos por departamentos. Portanto, dentro de conjuntos de dados separados e até diferentes sobre a mesma coisa dentro de uma organização. Em uma rede Blockchain, todos os dados são armazenados em um sistema só.

Isso significa que as transações podem ser verificadas a qualquer momento. O que traz mais responsabilidade, enquanto a natureza do registro não pode ser alterada.

A transparência do processo é fundamental, principalmente quando as partes não confiam umas nas outras. Apesar da qualidade tecnológica que fornece, o Blockchain entrega um ambiente “sem confiança” no qual os empreiteiros não precisam confiar nas pessoas, mas sim no sistema.

Por si só, isso reduz custos de auditoria, enquanto os dados mantidos em um sistema significam estar na mesma página, sem precisar separar.

Leia também: Blockchain trará mais transparência ao setor imobiliário!

Procedência 

Para verificar algum ato ocorrido – e registrado no Blockchain – basta consultar o registro. Estes dados podem ser sobre o que, como e porque aconteceu. Isso significa que o ciclo de vida de um produto pode ser rastreado desde sua origem. O que é essencial para uma empresa.

Nos negócios, essa procedência permite a certeza de não só saber de onde o produto ou a matéria-prima veio. Mas é um recurso para ver quais indivíduos tomaram determinadas ações sobre esse produto.

Além disso, o recurso apresenta benefícios aos consumidores, já que os mesmo podem obter acesso a esses dados e saber a confiabilidade do que consomem.

Automação

Processos e mais processos são automatizados para liberar tempo. E uma característica adicional são os contratos inteligentes. Já muitos citados aqui no Portal do Blockchain, eles são acordos pré-negociados e auto-executáveis.

Eles seguem o princípio de desintermediação, uma vez que são automáticos. Os eventos que acionam a execução de um contrato são registrados no Blockchain 101, junto, claro, com as consequências da execução do contrato.

A aplicação dos contratos inteligentes baseados em Blockchain 101 fornece a automação de muitas ações. Isso, além de economizar tempo de trabalho, também aumenta a eficiência operacional. Eles podem automatizar qualquer transação que possa ter consequências no mundo real.

Como desencadear um pagamento de seguro após um desastre natural, por exemplo.

A implementação do Blockchain 101

Muitas empresas podem utiliza-lo, mas é importante ter consciência que sua conclusão chega com a consistência de dados de várias contrapartes.

O Blockchain 101 se torna uma fonte independente de dados que tem a função de unificar conjuntos de dados. E é acessível a todos no mesmo nível. Isso gera proteção contra a falsificação dos dados, algo que simplifica o planejamento e até a previsão de ações adicionais.

Além do fato do Blockchain 101 trazer mais acessibilidade, uma vez que os dados podem ser acessados com internet.

A tecnologia oferece diversos benefícios para outros setores, pelo menor tempo para tomar decisões, melhor precisão de dados e a ausência de intermediação de uma terceira parte. Mesmo que as taxas de adoção ainda sejam baixas – devido aos altos custos – é possível que o Blockchain 101 seja integrado em diferentes aspectos de empresas.

Leia também: Conheça diferentes usos do Blockchain

FONTE

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Comentários