Bitcoin poderá substituir o cartão de crédito?

Desde o desenvolvimento da criptomoeda, o maior discurso foi sobre seu uso como dinheiro de verdade. E com a crescente concorrência no mercado, há a discussão sobre substituir cartão de crédito por Bitcoin.

De acordo com Ian DeMartino no livro The Bitcoin Guidebook, a criptomoeda tem a vantagem de não ter grandes taxas como as dos cartões. “As empresas de cartão de crédito normalmente cobram entre 3% e 4% para cada transação (…) Para os comerciantes com pequenas margens de lucro, essa taxa poderia aumentar para cada transação”.

Algo com o que Kris Marszalek, CEO do Crypto.com, concorda. Segundo ele, o setor bancário e o de pagamentos estão maduros para interrupção. No caso, os consumidores não sentem lealdade ou satisfação com as instituições, principalmente com as cobranças.

No entanto, o CEO  afirma que as criptomoedas e o Blockchain fornecem uma maneira de mudar o equilíbrio, devolvendo o poder aos consumidores. Isso graças a justiça e a acessibilidade da tecnologia sobre a dívida do cartão de crédito.

A substituição do cartão de crédito 

Para o co-proprietário da Job.com, Arran Stewart, o Bitcoin poderia substituir o cartão de crédito tranquilamente. Para ele, os cartões podem ser substituídos por uma simples verificação de carteira. Que pode receber a confirmação do dono com algo simples, como uma impressão digital.

Ele explica que já existe algo parecido no Apple Pay. Essa técnica é mais segura e eficiente, até porque permite que varejistas recebam pagamentos por bens e serviços de forma mais rápida.

Contudo, o obstáculo para atingirmos essa realidade está na estabilidade do mercado criptográfico, que vai chegar a tempo e à medida enquanto os volumes de transações continuarem aumentando. Para empresas da indústria do cartão de crédito, é algo negativo.

Enquanto para os investidores de Bitcoin, é bom, já que vão aumentar o valor da criptomoeda devido ao aumento das taxas de adoção para transações diárias. Entretanto, é um entusiasmo que precisa ser controlado.

Mesmo com comerciantes felizes pela substituição, os compradores não vão desistir dos cartões tão rápido. O cartão de crédito ainda altera o trade-off (situação em que há conflito de escolha) entre o prazer de comprar e a dor de “deixar o dinheiro ir embora”.

Por mais retrógrado que pareça, com todo a tecnologia ao nosso favor, pagar com o cartão ainda transforma nossa maneira de gastar dinheiro. “Quando você compra algo com dinheiro, a compra envolve uma perda real. Sua carteira fica literalmente mais leve. No entanto, os cartões tornam a transação abstrata”, explica Jonah Lehrer, autor de How We Decide.

FONTE

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Comentários