Relatório aponta que mais de 40 bancos centrais já realizam testes com blockchain

Segundo informações obtidas de um relatório publicado pelo Fórum Econômico Mundial, mais de 40 bancos centrais já estão realizando testes com blockchain e suas novas possibilidades tecnológicas.

Mais de 40 bancos centrais já realizam testes com blockchain

Publicado em um documento nesta última quarta-feira 03/04, o relatório faz uma análise ampla de como os diversos bancos centrais estão aderindo e colocando em prática as funcionalidades da tecnologia blockchain em seus sistemas financeiros.

Em um pronunciamento realizado pela Ashley Lannquist, líder de projeto em blockchain e tecnologia de contabilidade distribuída no Fórum Econômico Mundial e uma das principais pessoas por trás deste relatório “é muito importante que os bancos mais poderosos estejam se voltando para esse novo mercado”.

Ela ainda informou que cerca de 44 bancos centrais pelo mundo estão realizando algum tipo de atividade com blockchain, desde reformas em estruturas básicas de informação, até potencialmente desenvolver sua própria criptomoeda para alavancar a economia.

“O trabalho experimental sobre este assunto produziu resultados otimistas, e o que nós podemos perceber agora é que os bancos centrais, apesar de ainda bastante cautelosos sobre esse assunto, estão altamente envolvidos em pesquisas blockchain”.

Existe uma dificuldade em fazer com que departamentos legislativos e de execução funcionem de maneira conjunta, para que os sistemas blockchain desenvolvidos por esses bancos possam ser implementados sem comprometer dados, que funcionem de uma maneira transparente e conforme a regulamentação do país em questão.

O Banco Nacional do Camboja, por exemplo, já planeja incorporar a tecnologia blockchain ao seu sistema nacional de pagamentos até o final deste ano. Porém, sua maior dificuldade é trazer a grande parte da sua população que atualmente não está ingressada no sistema financeiro.

Agora estamos em um momento onde cada país procura utilizar as tecnologias emergentes nos locais onde elas mais podem ser favoráveis. O Banco Central da França é um grande exemplo, já que por lá eles utilizam a base da plataforma ethereum para emitir contratos inteligentes, os chamados white papers.

Você encontra o relatório completo do Fórum Econômico Mundial clicando aqui.

Fonte:
Coindesk

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Igor Seco Autor

Comentários