Bancos indianos podem promover a tecnologia Blockchain para pagamentos

De acordo com matéria publicada na revista de negócios indiana “Business Today”, no último domingo, 14 de Abril, a Corporação Nacional de Pagamentos da Índia (NPCI), está levantando um estudo que visa o aumento da força das transações digitais através de apoio à implementação de tecnologia blockchain.

Bancos indianos devem promover tecnologia blockchain

A iniciativa foi tomada por um grupo de dez bancos importantes no país chamado Indian Banks Association (IBA), seu principal objetivo é melhorar a NPCI com a introdução à uma nova tecnologia de contabilidade distribuída.

O NPCI funciona como uma organização “guarda-chuva”, que realiza a administração de um sistema de pagamentos e liquidação de varejo na Índia, incluindo em sua ação a árdua tarefa de fazer mais de 50 bancos pelo país se organizarem e alinharem interesses.

Essa organização foi estabelecida no mercado com apoio e orientação do Banco da Reserva da Índia e do IBA. Agora ela concentrará seus esforços no desenvolvimento da tecnologia blockchain no campo de pagamentos, para dar força às transações digitais.

De acordo com o porta voz da iniciativa,

“A NPCI pretende desenvolver uma solução blockchain resiliente, em tempo real e altamente escalável. Propõe-se desenvolver esta solução usando uma tecnologia / estrutura / solução de código aberto”.

Em julho de 2018, os cinco principais bancos dos países que integram o grupo BRICS, que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, assinaram um memorando entrando em acordo sobre o desenvolvimento de tecnologia de contabilidade distribuída para melhorar a economia digital.

Ainda no Outono do mesmo ano, durante a conferência Money 20/20, que aconteceu em Las Vegas, nos Estados Unidos, especialistas em tecnologia blockchain passaram horas debatendo sobre o seu futuro e muitos destacaram que as tecnologias emergentes substituirão os atuais sistemas de pagamento do mundo.

Não há dúvida da importância de ações para a facilitação de integração da tecnologia blockchain aos sistemas de pagamento, ainda mais quando se dá por um dos países mais populosos do mundo.

A Índia tem sido um dos países que mais tem se movimentado no sentido de procurar soluções tecnológicas para evitar crises maiores, cogitando até mesmo a substituição da sua moeda de papel por uma cripto criada em território nacional.

Fonte:
Cointelegraph

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Leia Também