Banco Central da China deve criar criptomoeda própria para se prevenir à Libra

No último dia 8 de Julho o South China Morning Post publicou uma matéria indicando que o Banco Central da China havia iniciado o projeto da sua própria criptomoeda, em resposta aos avanços de Mark Zuckerberg com a Libra, o ativo digital do Facebook.

Wang Xin, afirma que Libra pode colocar a moeda chinesa em risco

Conforme dito em pronunciamento de Wang Xin, diretor do setor de pesquisa do Banco do povo da China:

“Se a Libra for amplamente utilizada para gerar pagamentos e transações internacionais particulares, ela seria capaz de agir como moeda fiduciária, adquirindo uma grande influência sobre a política monetário, podendo gerar instabilidade no sistema financeiro internacional”.

Wang então declarou que o PBoC (sigla para o banco), decidiu criar seu próprio ativo digital, uma criptomoeda desenvolvida especificamente para prevenir uma ruptura como a citada anteriormente, já que não se sabe como o dólar dos EUA irá se comportar diante da Libra.

“Se por acaso a criptomoeda do facebook estiver intimamente conectada ao dólar americano, ela poderá criar um cenário onde moedas soberanas, administradas pelos governos, coexistam com as criptomoedas. O que em sua essência elegeria um chefe financeiro do mundo, no caso os Estados Unidos. O quê traria consequências políticas e econômicas para todos os outros países”.

O Banco Central da China precisou então, de uma aprovação da principal autoridade administrativa chinesa para dar seguimento ao projeto.

A criação de uma criptomoeda própria será definida em uma época onde a China aumenta seus esforços para bloquear o comércio de qualquer outro tipo de ativo digital, incluindo o Bitcoin, em seu território.

Fonte:
Cointelegraph

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Leia Também