Laboratório de inovação tecnológica do Banco Central seleciona projetos em blockchain

O caminho das novas tecnologias começou a ser trilhado há pouco tempo no Brasil, mas mesmo que devagar, nós começamos a procurar por projetos em blockchain que tragam melhorias para a vida pública e privada.

Neste mês de Dezembro, o Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas do Banco Central, selecionou doze projetos através de uma competição que começou em Maio deste mesmo ano.

Ao todo, cerca de 79 projetos foram apresentados, todos visando trazer a tecnologia para beneficiar o Sistema Financeiro Nacional. Mais de 100 pessoas se envolveram e diversas empresas de tecnologia estiveram presentes desde o início, como a IBM e a Microsoft.

2 projetos em blockchain foram selecionados

Entre todas as soluções apresentadas, apenas 12 receberão apoio do Banco Central para a criação de protótipos e desses, apenas 2 são projetos em blockchain.

O primeiro deles é uma plataforma de administração voltada para Direitos Creditórios, que deverá ser desenvolvida para monitorar contratos de fundos de investimento.

Já o segundo projeto aprovado é um pouco mais amplo, funcionando como uma estrutura de pagamentos que monitora as transações e as registra em um livro caixa que permanece ativo 24 horas.

Agora eles passarão por um período de desenvolvimento mais detalhado, onde os protótipos devem ganhar corpo e as equipes poderão trabalhar com as ideias mais calmamente.

Em março de 2019 os sistemas deverão ser apresentados em um evento, onde a próxima edição da “competição” deverá ser anunciada e qual será o foco dos desenvolvedores.

Nem tudo são rosas

Estar entre os 12 selecionados para realizar essa tarefa é de fato, um grande prestígio para as equipes, e até mesmo para a tecnologia blockchain, já que existe uma preocupação das pessoas em seguirem atualizadas.

Porém, nada disso quer dizer que os projetos em blockchain, ou os outros projetos, deverão ter alguma continuidade ou sequer mais incentivos do Banco Central após o mês de março.

Pensar em programas como esses sendo implementados em estruturas governamentais por enquanto é utopia. Mas é bom acreditar que em breve as ruas que levam até as novas tecnologias estarão devidamente pavimentadas.

Fonte: Banco Central do Brasil

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Igor Seco Autor

Comentários