Banco Central da Tailândia está analisando blockchain

A marcha em direção à adoção da tecnologia blockchain no setor financeiro dominante da Tailândia parece imparável. Pelo menos é o que foi revelado pelo governador do Banco Central do país.

Em um discurso proferido durante a Cúpula Empresarial da ASEAN na Bloomberg, o governador do Banco da Tailândia , Dr. Veerathai Santiprabhob, revelou que o banco central estava realizando uma revisão dos pedidos de blockchain para fins de autenticação de documentos, financiamento da cadeia de fornecedores e pagamentos internacionais. Isso está sendo realizado por meio da caixa de proteção regulamentar do banco central.

“O sandbox serve como uma plataforma para instituições financeiras e empresas FinTech testarem novas tecnologias e padrões operacionais em um ambiente seguro antes que os produtos e serviços sejam lançados para o público em geral”, disse Santiprabhob. “As tecnologias analisadas incluem… aplicações de blockchain para pagamentos internacionais, financiamento da cadeia de fornecimento e autenticação de documentos.”

Conectividade Regional Power-Blockchain

O governador do Banco da Tailândia também afirmou o compromisso do banco central com a conectividade regional. Uma maneira de conseguir isso, de acordo com a Santiprabhob, foi através do uso de aplicativos blockchain que permitem pagamentos transnacionais.

Santiprabhob também disse que o banco central estava procurando aplicar a tecnologia blockchain e outras tecnologias, como a biometria, na proteção de informações financeiras para reduzir fraudes.

Esta não é a primeira vez que o Banco da Tailândia demonstra seu compromisso com a tecnologia blockchain. No início do mês passado, como informou a CCN, o presidente do banco central divulgou que o Banco da Tailândia trabalhava lado a lado com o setor financeiro do país, sob a Iniciativa Comunitária Blockchain da Tailândia, lançada em março deste ano, para aproveitar a tecnologia blockchain. A iniciativa reuniu 14 bancos comerciais e sete empresas públicas e privadas.

Moeda Digital do Banco Central

Um dos objetivos da iniciativa é fornecer cartas de garantia baseadas em blockchain. A iniciativa também pretende usar aplicativos blockchain para reduzir o tempo necessário para alocar títulos para investidores de varejo a 2 dias a partir de 15 dias.

Além disso, o governador do BoT também divulgou que a iniciativa estava trabalhando no ‘Projeto Inthanon’, no qual seria lançada uma moeda digital do banco central . O CBDC seria usado principalmente para realizar acordos interbancários.

“Outro projeto em andamento é o“ Projeto Inthanon ”, no qual o Banco da Tailândia e os bancos irão co-desenvolver uma nova maneira de conduzir a liquidação interbancária usando a moeda digital do banco central atacadista ou CBDCs. Como outros bancos centrais, nosso objetivo não é trazer o CBDC imediatamente para uso, mas sim explorar seu potencial e implicações para as operações de back office ”, disse a Santiprabhob no início do mês passado em um discurso no 2018 Nomura Investment Forum Asia realizado em Cingapura .

FONTE

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.
Beatriz Flor

Beatriz Flor Autor

Comentários