Bahia lança primeiro aplicativo blockchain para monitorar licitações do governo

O estado da Bahia lançou o primeiro aplicativo blockchain do Brasil, feito especificamente para que os cidadãos possam acompanhar processos de licitações públicas em contratos governamentais.

Bahia cria solução blockchain para monitorar licitações governamentais

A ideia da solução blockchain foi batizada de Soluções Online de Licitação, ou simplesmente SOL, e foi desenvolvida pela Cayenne Technology and Design.

O objetivo é definitivamente criar um canal supostamente transparente e seguro para que as licitações sejam categorizadas e fiquem disponíveis em blockchain, à prova de fraudes.

Conforme o governo da Bahia, os beneficiários da SOL serão, em grande maioria do setor de indústria agrícola. Inicialmente o projeto deve estabelecer uma conexão entre organizações agrícolas baianas com fornecedores e redes de trabalhadores de todo o Brasil.

Segundo o próprio gabinete do governo, já existem mais de 1000 organizações que deverão utilizar a plataforma blockchain.

“O aplicativo pioneiro já está disponível nas lojas de aplicativos para smartphones e será utilizado por aproximadamente 1100 associações agropecuárias dos estados da Bahia e do Rio Grande do Norte, financiado por um contrato de empréstimo entre os governos e o Banco Mundial.”

Fonte:
Cointelegraph

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Leia Também