Austrália anuncia parceria com a IBM para criar blockchain nacional

Com o avanço tecnológico ocorrendo no mundo inteiro mostrando que cada vez mais empresas pretendem introduzir a criptografia em sua estrutura, nós imaginávamos que governos se mobilizassem pra correr pelo mesmo caminho, mas isso não se reflete quando o assunto é criar uma plataforma de blockchain nacional.

Em alguns casos, estudos estão sendo desenvolvidos, como na China, onde uma parceria publico/privada aplicou o blockchain no monitoramento de fraudes alimentícias, ou no Japão onde o ministério da economia pretende usar a plataforma para incentivar o comércio, dificilmente algum governo entrou no debate de usar um blockchain nacional mais amplo, que cuide de vários departamentos de uma vez só.

Austrália é pioneira em planejar blockchain nacional

É o caso da Austrália, que nesta semana anunciou uma parceria com a IBM e alguns escritórios de advocacia, para criar o blockchain nacional que cuidará do relacionamento de empresas, bancos e o governo para criar contratos inteligentes entre as partes e facilitar o serviço de todos, cortando ao máximo a burocracia envolvida nesse meio.

O projeto chamado Australian National Blockchain é o resultado de uma pesquisa aprofundada no assunto que se iniciou em 2017 e que deve começar a ser introduzida no sistema governamental ainda no ano de 2018, representando um enorme salto tecnológico para as entidades do país.

A ideia com esse plano de blockchain nacional é convidar todas as empresas australianas a se cadastrarem na plataforma, que receberá diretrizes jurídicas sob as quais irá funcionar. Isso facilitará para que todos possuam um controle completo sobre as informações de licitações, obras do governo, pagamentos recebidos e empréstimos financeiros que farão parte da nova rede de informações.

O governo da Austrália mantém o otimismo e afirma que o blockchain nacional será revolucionário nas transações internas do país como a invenção da internet foi revolucionária para a comunicação. Eles almejam potencializar a economia e gerar mais oportunidades de empregos junto à IBM, trazendo investidores e reduzindo custos em praticamente todos os setores econômicos internos.

Fontes:
Coin Desk
CCN
Market Watch

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.

Igor Seco Autor

Comentários