Aprenda o que é Blockchain com o Nerdologia

O que são as criptomoedas ou como funciona o sistema blockchain são questões que, embora estejam sendo bastante comentadas na mídia, causam confusão na maioria dos iniciantes na área. Por esta razão, diversos veículos de comunicação estão procurando esclarecer as dúvidas mais básicas do mercado e atrair os curiosos. Este é o caso do canal Nerdologia no YouTube.

Usando uma linguagem simples combinada a uma edição bastante interativa, o canal já fez vídeos sobre o que é bitcoin (a criptomoeda mais famosa) e esclareceu algumas aplicabilidades do blockchain.

Mas o que é o Nerdologia?

Apresentado por Atila Iamarino, pesquisador e biólogo profissional, o canal apresenta análises científicas sobre diversos dilemas da cultura pop nerd. Partindo de temas como um possível “apocalipse zumbi” chegando até a assuntos mais densos, como racismo ou suicídio.

Apoiando-se no bom humor e fala didática, os conteúdos apresentados são ilustrados com desenhos e explicados de maneira simples. O visual é bastante animado e convidativo, de modo que dialoga com diferentes tipos de público.

O Nerdologia surgiu primeiramente como uma atração dentro do canal do Jovem Nerd, ainda em 2011, na série NerdOffice. Na época, era apresentado pela dupla Alexandre Ottoni e Deive Pazos, porém concentrado mais em análises de filmes. Dois anos depois, após a popularidade do quadro, ganhou um canal só para si, comandado agora por Atila.

A arte e edição dos vídeos são autoria de Rodrigo Tucano, enquanto a direção fica a cargo da dupla original, Alexandre e Deive.

Hoje, além de ser um dos maiores canais de ciência no YouTube, conta com séries derivadas dentro do próprio canal. São elas o Nerdologia HistóriaNerdologia Tech. O primeiro é apresentado por Filipe Figueiredo, com vídeos lançados todas as terças-feiras, focados em temas ligados a fatos históricos. Enquanto isso, o segundo aborda especificidades tecnológicas, pois os vídeos são patrocinados pela Alura – Cursos Online de Tecnologia.

E o que falam sobre o sistema das moedas digitais?

No vídeo destacado acima desta publicação, Atila joga uma luz sobre o funcionamento da Blockchain, que é responsável por mover as criptomoedas. Anteriormente, também foi feio um episódio dedicado somente ao bitcoin (que pode ser assistido logo abaixo).

Nestes capítulos, foi comentado o quão interessante é a inovação do blockchain, proposta por Satoshi Nakamoto. Dando destaque ao fato de não ser útil apenas para as criptomoedas, como também para outras áreas sociais.

O apresentador também aponta como o sistema de blocos em cadeia controlam o gasto duplo, evitando que uma bitcoin seja utilizada mais de uma vez.

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.
Gabriel Claudino

Gabriel Claudino Autor

Gabriel Claudino tem 23 anos, é ator e cursa Letras na USP (Universidade de São Paulo). Atua como criador de conteúdo no Portal do Blockchain.

Comentários