Portos de Abu Dhabi e da Bélgica realizam acordo internacional de blockchain para comércio

Estamos vivendo uma época de mudanças em como as relações internacionais acontecem, principalmente quando elas se voltam para a melhoria econômica dos envolvidos. 2018 é um ano onde vários marcos estão sendo alcançados nesse sentido, e agora foi a vez de Abu Dhabi e Bélgica iniciarem um projeto de blockchain para comércio.

Soluções de blockchain tem sido implementadas em diversos países do mundo, com o principal objetivo de redução de gastos e otimização do sistema econômico. Um dos setores que mais tem sido beneficiados é o dos portos, onde a tecnologia já é empregada com a utilização de contratos inteligentes e registros descentralizados.

Coréia do Sul e Austrália são ótimos exemplos de governos que se movimentaram para atualizar o seu método de gestão dos portos e resolver questões que até então apenas congestionavam e limitavam o seu crescimento econômico. No entanto, suas aplicações aconteceram apenas internamente.

O futuro do blockchain para comércio internacional

Visando expandir as aplicações de blockchain para comércio internacional, a empresa Abu Dhabi Ports, que controla cerca de onze portos nos Emirados Árabes e na Guiné, realizou um acordo com o porto belga de Antuérpia.

O projeto denominado Silsal começou a ser desenvolvido em Junho deste ano, deverá ser implementado aos poucos para atualizar as organizações de ambas as partes, com um único objetivo de reduzir a burocracia entre esses dois países e acabar com restrições geradas por dados duplicados e tempo excessivo de conferência de informações.

À partir do momento que uma blockchain para comércio for efetivada nas transações entre os portos envolvidos, será possível acompanhar, através de uma plataforma unificada, todos os dados referentes a cargas que estarão entrando ou saindo. Otimizando o fluxo de comércio e o fornecimento nos respectivos países.

Mohamed Juma Al, o CEO da Abu Dhabi Ports, se pronunciou sobre o assunto citando as principais vantagens do acordo. A empresa planeja continuar seu trabalho de desenvolvimento, melhorando e ampliando as possibilidades do projeto Silsal para que futuramente ele possa ser empregado em relações internacionais maiores, efetivando acordos entre o maior número possível de países.

“Com o sistema Silsal a Abu Dhabi Ports pretende agilizar transações, fazendo elas se tornarem mais rápidas, transparentes e seguras. Transformando os setores de comércio e logística dos Emirados Árabes e em um futuro próximo, do mundo.”

Fontes:
Coindesk
Cointelegraph

Receba novidades sobre Blockchain no Seu Email
Join over 3.000 visitors who are receiving our newsletter and learn how to optimize your blog for search engines, find free traffic, and monetize your website.
We hate spam. Your email address will not be sold or shared with anyone else.
Igor Seco

Igor Seco Autor

Comentários