A primeira diferença, entre blockchain e base de dados, se dá na forma como elas foram orquestradas. No caso da base de dados, tudo fica armazenado em um local único e o cliente pode modificar os dados. O controle da base é da empresa contratada. Ela é quem deverá autenticar a credencial do cliente antes que este tenha acesso ao banco de dados.
Como a empresa criadora do banco é a responsável pela sua administração, qualquer falha de segurança compromete o banco de dados. Esse fato causa insegurança, uma vez que permite que as informações sejam alteradas e até mesmo deletadas.
A tecnologia blockchain permite que transações sejam feitas – financeiras ou de dados – sem a necessidade de um intermediário. Por exemplo: se uma pessoa deseja transferir dinheiro para outra, essa transação precisa passar por um banco, que será o intermediário. Só é possível fugir disso de duas formas: pagando em dinheiro vivo ou com criptomoedas.
A falta de intermediários permite que todas as pessoas tenham acesso às informações fornecidas durante a transação. Dessa forma, evita-se o pagamento de impostos. Entretanto, é importante ressaltar que a preocupação com a privacidade não é necessária, pois tudo é feito anonimamente.
Assim como nas transações financeiras, o banco de dados do Blockchain permite que diversos usuários sejam responsáveis pela administração das ações. Assim, garante-se que todos tenham acesso a todas as informações disponíveis. Nesse caso, todos os usuários podem acrescentar dados e, sempre que mudanças são feitas, todos são informados a respeito delas.
Além de ser mais seguro e transparente, o recurso é mais barato, pois não é necessário gastar muito dinheiro para evitar hackers – diferente da base de dados tradicional.
As operações disponíveis
Em um banco de dados tradicional, o cliente só pode realizar quatro operações: criar, ler, atualizar e deletar. Essas ações são mais conhecidas como comandos CRUD – por causa das palavras em inglês create, read, update e delete. Enquanto isso, no blockchain só é possível adicionar mais dados e ler todas as informações. Não é possível excluir dados.
Na tecnologia blockchain, os dados podem ser controlados a todo tempo. Isso dá ao cliente mais segurança a respeito de todas as transações. Entretanto, há quem reclame do fato de que a tecnologia é mais lenta e os dados estão expostos a um número maior de pessoas (uma vez que uma das coisas que foram sucesso na tecnologia, foi o fato de que ela pode ser acessada por todos os usuários).